AUTOMÓVEIS E AVIÕES

       Há uma lição para aprendermos com os automóveis e os aviões. Uma lição que serve, principalmente, para quando nos sentimos perdidos na vida.
       Imaginemos, primeiro, um automóvel. Ele vai pelas ruas dependendo, para se orientar, do traçado das ruas, das placas de trânsito, das faixas, dos semáforos, do apito do guarda. Se anoitecer e ele estiver sem faróis, não sabe para onde vai.
      O automóvel não possui nenhum aparelho para orientar-se por si mesmo. Depende de dados exteriores.
       O avião é diferente. Ele até lhe dá a opção de se orientar visualmente, mas não depende disso.
       Ele voa no espaço, onde não existem pontos de referência fixos e onde - como no chão firme - um pequeno desvio pode provocar um grave acidente. Então, ele tem dentro de si a bússola, o altímetro, e uma infinidade de instrumentos que lhe permitem, com dados internos, saber precisamente para onde vai. Mas, se tudo isso falhar, ele ainda tem o rádio, entra em contato com a torre de comando e ela lhe fornece sua posição precisa e a direção a seguir.
       Quando dependemos sempre dos outros, para tomar decisões, quando colocamos a medida da nossa moral numa religião, num escritor ou num sacerdote, estamos agindo como o automóvel.
       A evolução nos transforma em aviões, possibilitando-nos descobrir que a bússola está dentro de nós: é a consciência orientada pelo ponteiro do Amor. E, se ficarmos em dúvida, a prece nos coloca em contato com Deus, que nos aponta sempre o rumo certo.

RITA FOELKER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVROS DOS ESPÍRITOS 404 QUESTÃO

SIGNIFICADO DA PAZ PROFUNDA