COMER OU NÃO COMER CARNE ?


  Uma abordagem ética e doutrinária.
O espírita deve se tornar vegetariano?
Qual deveria ser a relação entre os animais e o homem?
ossa alimentação exige o sacrifício dos animais? Em “Missionários da Luz”– cap. 4. “Vampirismo”, André Luiz oferece-nos maravilhosa lição, abrindo o nosso entendimento a respeito do assunto. É Alexandre, seu instrutor no momento, quem esclarece: “... a nossa inteligência, tão fértil na descoberta de comodidade e conforto, teria recursos de encontrar novos elementos e meios de incentivar os suprimentos protéicos ao organismo, sem recorrer às indústrias da morte”.
Acho essa lição maravilhosa porque ela nos impulsiona, nos motiva a conquistar mais um passo, em nossa caminhada evolutiva. Somos advertidos de que nossa inteligência já tem recursos de buscar o suprimento protéico de que necessitamos, em outras fontes que não mediante o sacrifício da vida dos animais. Não precisamos mais nos acomodar à antiga noção de que a nossa saúde não se manteria sem o consumo de carne. No próprio Livro dos Espíritos, 723 encontramos a questão: – “A alimentação animal, para o homem, é contrária à lei natural?” Na resposta, lemos:
– “Na vossa constituição física, a carne nutre a carne, pois do contrário o homem perece. A lei de conservação impõe ao homem o dever de conservar as suas energias e a sua saúde, para poder cumprir a lei do trabalho. Ele deve alimentar-se, portanto, segundo a sua organização”.
De fato, a alimentação humana não pode prescindir de proteínas, ácidos graxos essenciais (elementos encontrados em óleos e gorduras), açúcares, vitaminas e minerais. Temos a errônea noção de que só a carne é rica em proteínas.
Mas, elas também podem ser encontradas em outras fontes como ovos e leite, de origem animal, além de uma infinidade de vegetais.
Uma dieta variada em itens vegetais (frutas, verduras, grãos) já atende bastante nossas necessidades. Se somarmos a isso a ingestão de alguns produtos de origem animal (leite, seus derivados e ovos), então as exigências de nosso corpo, em termos de aporte nutricional, estarão completamente satisfeitas.
É o próprio Livro dos Espíritos, 720 – a que nos leva nessa direção: - “Há privações voluntárias que sejam meritórias?” Resposta: – “Sim: a privação dos prazeres inúteis, porque liberta o homem da matéria e eleva sua alma.
rede amiga espírita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVROS DOS ESPÍRITOS 404 QUESTÃO

SIGNIFICADO DA PAZ PROFUNDA